CONHEÇA A ESM

A Escola Superior da Magistratura do Estado do Pará, ESM-PA, é um órgão do Tribunal de Justiça do Estado do Pará e integra a rede brasileira de Escolas da Magistratura.

Dentre seus objetivos universais podemos destacar:

- Formação de Magistrados;

- Formação de Recursos para Cargos Executivos;

- Prestação de Serviços a Comunidades no Contexto Social da Justiça.

Para alcançar seus objetivos, a ESM-PA tem como princípios fundamentais a:

- Integração do Ensino às Necessidades do Poder Judiciário do Estado;

- Estruturação Orgânica para Aproveitamento das Múltiplas Oportunidades;

- Coordenação das Atividades Afins para o Máximo Aproveitamento destes Recursos;

- Flexibilidade de Técnicas e Métodos Considerando as Habilidades e Competência de Cada Público e as Peculiaridades Paraenses;

- Planejamento Permanente do Dimensionamento das Demandas do Judiciário;

 

A ESM-PA atua também em parceria com o Governo Estadual, os Governos Municipais, Órgãos Públicos, Universidades Públicas e Privadas de Ensino Superior para oferta de cursos de Pós- Graduação, Mestrado e de Extensão visando a ampliar as oportunidades de formação continuada dos recursos humanos para o exercício de cargos da magistratura e executivos, bem como, de entidades públicas estaduais e municipais na promoção da justiça e paz social.

 

Hoje a escola Superior da Magistratura oferece cursos na modalidade a distância, semipresenciais e presenciais. Nesse contexto novas oportunidades de formação continuada a distância são disponibilizadas permitindo, portanto, que magistrados e executivos possam realizar sua formação sem necessariamente comparecer à ESM-PA, ou seja, podem estudar a distância.

Todo este esforço vem adequar a ESM-PA às novas exigência do CNJ, que sinalisa a Educação a Distância como forma preferencial de formação continuada, permitindo, assim, que o magistrado possam realizar seu aperfeiçoamento sem se ausentar da Comarca da qual é responsável.

Assim, a ESM-PA procura sempre estar apta a oferecer cursos de atualização e aprimoramento de conhecimentos a todos os magistrados, assessores e servidores que integram o quadro do Tribunal de Justiça do Estado do Pará e aos demais interessados na área jurídica. Neste contexto, os desafios são inúmeros, a começar pela superação dos obstáculos físicos e geográficos típicos deste Estado continental com suas comarcas localizadas em regiões tão distantes da capital.

 

Para cumprir sua finalidade de formação corporativa continuada, a ESM-PA não economiza esforços em seu propósito, sempre buscando novas ferramentas, como a realização de cursos a distância e transmissão de aulas e palestras online, alem é claro, do ensino de qualidade presencial.

Nos seus 30 anos de existência, a Escola Superior da Magistratura do Estado do Pará tem-se destacado na sociedade paraense, tanto como instituição prestadora de ensino de qualidade quanto como formadora de profissionais capacitados para diversas carreiras jurídicas, pois figuram como seus ex-alunos inúmeros magistrados, promotores de justiça, defensores públicos e dezenas de integrantes de carreiras jurídicas, o que atesta a qualidade e a excelência dos cursos por esta realizados.